sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Festa do Divino 2015 chegou!!!

Ontem, as caixas zoaram pelas ruas de Matosinhos. Por mais um ano o anúncio retumbou desde as 17 horas. Não apenas o grupo de quatro caixeiros mas o próprio congado do bairro visitou o Imperador Eleito, sr. Francisco José do Nascimento e por força da tradição foram recepcionados com muita cordialidade, comes-e-bebes e espírito fraterno. De lá, em cortejo, vieram batendo tambores rua afora, até o salão da Comunidade Rainha da Paz e deste, mais tarde ao Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 

Com o Capitão Tadeu no comando dos dançantes, e na hora aprazada, 19 horas, fez-se a entrada da missa. Comissão de festeiros e imperadores de vários anos estiveram presentes e caminharam solenemente. O Pároco e Reitor do Santuário, Revdm. Padre José Bittar, elevou sua prédica à excelência, com exortação dos valores sagrados do Espírito Santo na vida do Cristão e da Igreja. O Divino Paráclito é quem encoraja, reanima e age sobre os cansados, os desiludidos, os desanimados, os enfraquecidos, os desamparados, levando os fiéis que se concentram no sagrado a uma reação. Sermão notável de uma voz sábia e experiente. 

Convocados os fiéis para a novena a se começar no dia seguinte, incensada e benta a imagem do Rosário da Comissão, deram então entrada à imagem do Divino, em marcha devota, entronizando-o como se faz todo ano, aos pés da imagem do excelso padroeiro. Congadeiros elevaram seus cantares. A festa foi declarada aberta, grande jubileu! 

Logo a seguir, na sala da Comissão Organizadora, uma recepção homenageou imperadores e mais pessoas envolvidas intensamente nos festejos. 

Hoje, logo mais ao cair da tarde, os mastros serão levantados: na Igreja de Santa Terezinha, no Salão de Santa Clara e na Gruta do Divino. Depois virá a missa no Santuário e a celebração do primeiro dia de novena. Ao término, serão erguidos por fim pelos congadeiros mais três mastros, os principais, agora no adro: um de Nossa Senhora do Rosário, padroeira maior dos congadeiros, outro de Santo Antônio (o Imperador Perpétuo) e por o fim o do festejado Espírito Santo de Deus, em quem se depositam esperanças de uma vida iluminada. 

"Santo Antônio pegou a coroa,
e levou pro Imperador;
chegou lá na sacristia,
o Divino abençoou!" 
(Capitão Tadeu, Catupé São Benedito e São Sebastião, Matosinhos, São João del-Rei)

Momento no qual a imagem do Espírito Santo é afixada, com a presença do Imperador
Coroado, sr. Dácio Sebastião de Carvalho  e diversos membros da Comissão do Divino. 14/05/2015. 
Notas e Créditos

* Texto e foto: Ulisses Passarelli
** Saiba dos outros eventos deste jubileu clicando em:

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário