quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Festa da Imaculada Conceição de 1923

Matosinhos é berço de muitos festejos religiosos. Bairro singular no contexto histórico da cidade de São João del-Rei é em seu santuário que acontecem os dois únicos jubileus do município. No passado houve dentre tantas festas a dedicada à Imaculada Conceição, devoção mariana comemorada em dezembro. Segue abaixo o recorte jornalístico correspondente e sua transcrição, respeitando-se a grafia da época, 1923. 


Mattozinhos
Festa de Nossa Senhora

Durante os dias 7 – 16 de Dezembro Mattozinhos celebrou, na Capella do Senhor Bom Jesus, a festa imponente da Immaculada. Uma novena, que agradou a todos, precedeu esta data gloriosa. No dia 16 grande numero de fieis e devotos a Nossa Senhora receberam a Communhão, monstrando d’ esta maneira, o grande amor á Immaculada.
Ás 11 horas teve inicio a Missa solemne, cantada pelo Revmo. Padre frei Leopoldo, acolythado pelos Padres frei Optato e frei Osmundo.
Ás 5 horas da tarde percorreu as ruas d’este pittoresco logar uma lindíssima procissão com magníficos andores e no maior respeito e silencio. Após um ligeiro descanso subiu ao púlpito Padre frei Leopoldo, que com grande eloquência, cantou as glorias sublimes, com que a figura sacrossanta de Maria avulta nas galerias da historia. Encerraram-se as festividades com o Te-Deum e a bênção com o Santíssimo.
Nossos profusos parabéns e agradecimentos ao bom povo de Mattozinhos, cujas festas sempre commovem e também nossa gratidão ao infatigaveis procuradores, os senhores Francisco Chaves e Pedro Pereira, que alcançaram um resultado belíssimo: nossos profusos parabéns ao Côro, que durante toda a novena agradou imensamente, graças á sua incansável Directora, Da. Amanda Telve de Faria Pereira; nosso parabéns a Senhorita Amanda de Faria Pereira, que com sua voz maviosa e soberba commoveu a multidão; nossos parabéns ao povo festeiro, que deu um exemplo eloquente de amor e gratidão para com Maria.
Os leilões durante o dia estiveram animadíssimos. A banda do 11 Regimento acompanhou a procissão, durante a qual executou varias peças lindíssimas.
Mais de 300 pessoas receberam a Sagrada Communhão durante a novena.
Que Nossa Senhora abençoe o bom povo de Mattozinhos.

A assinatura da nota é devida ao Capelão, Frei Optato. Segue-se com uma lista de festeiros eleitos para o evento do ano seguinte, que, embora expressamente citado como para a Festa de Nossa Senhora da Conceição, a lista principia com os cargos de imperador e imperatriz - sr. Marçal e Souza Oliveira e sra. Maria Carlota Rios - uma influência da Festa do Divino, ou quiçá, os Imperadores do Divino teriam também assento cativo nesta mesa festeira?
A listagem segue com os juízes: Custódio Maximiano de Souza, Francisco Chaves, Arnóbio Caldeira Franco, João Evangelista Silva Rios, Durval de Oliveira, Gabriel Pompeu de Campos, Drogero Guimarães, Raul Chaves, Justino José da Silva, Olympio Augusto Oliveira, João Baptista Oliveira, Floriano Peixoto, Antonio Santos, Onofre Archanjo Souza.
As juízas eleitas foram: Amanda Telve de Faria Pereira, Custodia Clara Pinto, Eneida Sette Resende Campos, Anna Simões, Maria Leandra, Mariana Diogenes Silveira, Luiza Balbina Souza, Maria da Conceição Pereira Melo, Maria Antonia Lourdes, Maria Theodora Gonçalves, Emilia Augusta Sousa, Francisca Carolina Fonseca.
Os cargos de procuradores foram ocupados pelos srs. João Evangelista Ferreira e Adolpho Ferreira Silva.
A tesouraria coube a Pedro Ferreira Sousa.
A extensa nota é datada de 10 de dezembro de 1923.

Notas e Créditos 

* Fonte de pesquisa: jornal Acção Social, São João del-Rei, n.448, 20 de dezembro de 1923. Acervo digital da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida.
** Texto e fotomontagem: Ulisses Passarelli

2 comentários:

  1. Ulisses, uma indagação: sendo 8 de dezembro o dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição, por acaso a procissão de Matosinhos acontecia em data posterior para não coincidir com a que até hoje se realiza na igreja de São Francisco?

    ResponderExcluir
  2. Emílio: 1º - desculpe a demora na resposta... 2º - é exatamente isto. A data mais tardia impedia a concorrência de dois eventos religiosos, favorecendo a participação de público, sacerdotes, corporações musicais. Abç.

    ResponderExcluir