domingo, 14 de julho de 2013

Uma grande festa

Dando continuidades às pesquisas jornalísticas sobre o Matosinhos antigamente, selecionei novos recortes extraídos do extraordinário acervo (digital) da Biblioteca Municipal Baptista Caetano de Almeida, de São João del-Rei/MG:


Transcrição: " Festa de Matosinhos. Foi eleita imperatriz da festa do Espírito Santo, a realizar-se brevemente no nosso pitoresco arrabalde de Matosinhos, a exma. sra. d. Flávia Ribeiro de Magalhães, consorte do deputado Basílio de Magalhães, representante do 4º districto mineiro e presidente da Camara Municipal de S.João del Rey." (Jornal: A Tribuna, São João del-Rei, nº846, 24/04/1927). 
Comentários: esta notícia é mais uma prova concreta que a festa não paralisou totalmente em 1924, mas sim mudou drasticamente de rumos ou diretrizes. Três anos depois a esposa do gênio intelectual Basílio de Magalhães se torna imperatriz. Basílio era um dos diretores d'A Tribuna e figura destacada da política local. Eis a dimensão de importância da Festa do Divino nessa época. 


Transcrição: "Acha-se nesta cidade em propaganda da cerveja "Rhenaaia" de Bello Horizonte, o Snr. Ovidio Corrêa. Este senhor, para fins de propaganda da excellente bebida, installou em Mattosinhos uma barraca, onde tem obsequiado os freguezes com aquella (... ilegível) cerveja." (Jornal: A Nota, nº 60, 11/07/1917)
Comentários: para divulgação de uma marca comercial o representante escolheu a festa de Matosinhos, coincidente com o período para difundir seu produto. A popularidade e movimento da festa assim  o permitiam. 

Notas e Créditos

* Texto e fotomontagens: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário